Present
simple:
This is the form of the present simple (
with like + noun and with dislikes
like + -ing)
►We use the present simple of like to talk about things we
like or don’t like.
Marina likes burges.
I don’t like
my school uniform.
Do you like
yellow?
►We often use like + -ing
to talk about things we like or dislike doing.
I like watching TV.
I don’t like
playing tennis.
Does Jade like
cycling?
|
*Note: singular = “I’m buying an orange. “ Plural = “I’m buying some
oranges.”
GRAMMAR FOCUS:
SOME AND ANY
Note: some and any are
also used with plural countable nouns:
“Do you want some bananas?”
“No, I don’t want any.”
ADVERBS OF FREQUENCY
|
How much; how many;
how old; how far; how long; ...
São
expressões relacionadas com quantidade, dimensão, freqüência, tempo etc.,
muito comuns na linguagem corrente. Aprenda a usar as seguintes, que são as
principais:
How much – quanto
How
much did you pay for your shoes?
Quanto
você pagou por seus sapatos?
How
much is that câmera?
Quanto
custa essa câmera?
How many – quantos, quantas
How
many bananas o Jimmy comeu?
How
many CDs você tem?
Quantos
CDs você tem?
How old – quantos anos,
que idade
How
old is your fahter?
Quantos
anos tem seu pai?
How wide – que largura,
qual a largura
How
wide is this river?
Que
largura tem este rio?
How far – qual a distância
How
far is it from Brasília to Rio?
Qual
a distância de Brasília ao Rio?
How often – com que
freqüência
How
often do you go to church?
Com
que freqüência você vai à igreja?
How long – qual o comprimento:
quanto tempo
How
long is this street?
Qual
o comprimento desta rua?
How
long Will you stay in New York?
Quanto
tempo você vai ficar em Nova Iorque?
Observações:
a)
Levando em conta a distinção entre os countable
e uncountable
nouns, observe a diferença:
How
much money do you want?
Quanto dinheiro você quer?
How
many dollars do you have in your wallet?
Quantos dólares você tem em sua carteira?
How
much beer did he drink?
Quanta cerveja ele bebeu?
How
many sugar do we need?
De quanto açúcar precisamos?
How
many kilos of sugar do we need?
De quantos quilos de açúcar precisamos?
b) Todas as
expressões com how apresentadas anteriormente podem ser empregadas
também em perguntas indiretas.
Charles asked me how old I was.
O
Charles me perguntou qual era a minha idade.
She wanted to know how far the airport was.
Ela
queria saber qual era a distância até o aeroporto.
c)
Finalmente, observe o uso de how:
►►na
expressão how
about (que tal?), equivalente a what about.
How about a cup of tea?
Que tal uma xícara de chá?
How about going to the
movies?
Que tal irmos ao cinema?
►►Em
frases exclamativas.
How interesting? Mas►
What na interesting book!
Que
interessante! Que livro
interessante!
How
foolish! Mas ► What a foolish Idea!
Que
bobagem! Que idéia boba!
How
exciting! Mas ► What na exciting
movie!
Que empolgante! Que filme empolgante!
Como você deve ter percebido, how
é usado apenas com adjetivos. Quando a frase exclamtiva contém
um substantivo,
qualificado ou não, você é obrigado a começar com what, sempre seguindo de um
artigo indefinido, desde que o substantivo esteja no singular.
TO HAVE COMO MODAL VERB – TER DE,
TER QUE.
Empregado no
sentido de ter de, ter
que, expressando obrigação, necessidade, have
vem sempre seguindo de um verbo no infinitivo (com to).
Nesse caso, to
have comporta-se do mesmo modo que um verbo principal na forma
afirmativa, negativa e interrogativa.
HAVE, HAVE TO; HAVE GOT; HAVE GOT TO
To have, como você
sabe, significa ter, possuir, e, seguido de to, significa ter de, ter que, no
sentido de obrigação, necessidade.
Em ambos os casos, os
native speakers freqüentemente acrescentam got (particípio de get) depois de have. No sentido de possuir em nada altera o
significado. Porém, no sentido de obrigação, necessidade, reforça e dá maior
ênfase.
LUCY has got two brothers and three sisters. (tem)
Have you got five dollars to lend me? (tem)
I’ ve got to be there at 5 pm.
(tenho que)
They’ve got to help you! (têm que)
OBS.: Essa construção com got só
pode ser empregada no presente. Nos
demais tempos, emprega-se apenas to have.
Charles had to leave early. (teve) ;
We had a good opportunity. (tivemos)
Susan will have to see a doctor. (terá);
I don’t
know if I passed; I’ll have an answer tomorrow.(terei)
THE VERB TO HAVE (O VERBO TER)
The verb TO HAVE (ter) é o auxiliar utilizado para
composto do perfect tenses, verbo principal e modal verb (have to).
TO HAVE – como verbo principal (ter, possuir).
To have – vem sempre seguido de um substantivo, que
pode ser precedido por um adjetivo, ou por um pronome.
Como todo verbo principal, to
have (no infinitivo) pede o auxiliar do para compor a forma negativa e a
interrogativa.
Simple present (presente) TO
HAVE (eu tenho) - nas formas:
Muitas vezes, ao
terminarmos uma frase, seja ela afirmativa ou negativa, acrescentamos-lhe uma
pergunta. Essa pergunta não pede uma informação, mas, na verdade, que a
confirmação do se acabou de declarar ou quer que a ouvinte concorde com a
opinião emitida.
Você
gosta de sorvete de chocolate, não gosta?
(confirmação)
A
Carolina é muito simpática, não é? (opinião)
Eles
não foram para a chácara ontem, foram?
(confirmação)
O
Alberto vive contando mentira, não é mesmo?
(opinião)
Em inglês, a pergunta no final da frase
recebe o nome de question tag (tag = acréscimo, arremate)
You like chocolate ice cream, don’t you?
Carolina is very nice, isn’t she?
They didn’t go to the farm yesterday, did they?
Alberto is always telling lies, isn’t he?
Comparando
os exemplos, em português e em inglês, podemos concluir que procedemos
basicamente da mesma forma em ambas as línguas. Vale salientar que, em
português, o tag
varia mais, pois temos diferentes modos de formá-lo. Por outro
lado, em inglês, utilizamos sempre um auxiliar no tag.
1 - À semelhança do português, em inglês, quando a declaração
inicial for afirmativa, o tag será
negativo e, quando a declaração inicial for negativa, o tag será afirmativo.
2
- O tag será sempre formado por um auxiliar (to do, to be, to have ou modal),
no mesmo tempo verbal empregado na declaração inicial.
It’s awfully hot, isn’t it?
(Está
terrivelmente quente, não está?)
You can ride a bicycle, can’t you? (Você sabe andar de
bicicleta, não sabe?)
This could be a serious problem, couldn’t it?
(Isto
poderia ser um problema sério, não é mesmo?)
The books shouldn’t be left o n the bed, should
they?
(Os
livros não deveriam ser deixados em cima da cama, deveriam?)
Pedro’s English has improved a lot, hasn’t it?
(O
inglês do Pedro melhorou muito, não melhorou?)
Shirley has beautiful hair, doesn’t
she? (A
Shirley tem cabelos bonitos, não tem?)
Charles doesn’t speak Greek, does he? (O Charles não fala
grego, fala?)
Helen and Walter will get married next month, won’t
they?
(A
Helen e o Walter se casarão no mês que vem, não é?)
You wouldn’t say that to your boss, would you?
(Você
não diria isso ao seu chefe, diria?)
3
– Se o tag for negativo, a contração é
obrigatória. Observe os exemplos dados anteriormente.
Obs.:
a)
O question tag é um
recurso mais comumente utilizado na linguagem falada.
b)”Para
que tanto pronome no tag?”, perguntará você.
Ora, como sabemos, em inglês, todo verbo exige um sujeito
expresso, por isso é necessário o pronome no tag.
b)
As frases iniciadas com Let’s
(Vamos, implicando um convite, uma sugestão)
terminam
c)
geralmente com shall we? , que é uma espécie de tag.
Let’s dance, shall we? (Vamos dançar, vamos?)
Let’s have a cup of coffee, shall we? (vamos tomar uma
xícara de café, vamos?)
d)
Freses que começam com um imperativo podem terminar com will you ou would you
(menos freqüente), que também são uma espécie de tag.
Bring me a glass of water, will you? (traga-me um copo
de água. “tá” bom?)
Nada impede que você use um please ou mesmo um simples OK, mas, do ponto de vista gramatical, will you or wold you
são mais adequados.
e)
Assim como em português, informalmente, usamos certo? Para corroborar uma
frese afirmativa; em inglês, emprega-se seu equivalente, que é right?.
You’re going to have lunch with us, right? (você
vai almoçar com a gente, certo?)
We are going to have a test, right? (teremos uma prova, certo?)
PREPOSITIONS OF PLACE AND
MOVEMENT
At, To , Down, Next To,
Near, Through
► we use prepositions of
place to say where a person or a thing is or was.
I
was waiting at a bus stop.
A
man was sitting next to me.
►We use prepositions of
movement to say where a person or a thing is or was going:
She
boarded the bus through the rear
door.
REPORTED SPEECH
Statements
Reported Statements
They got engaged He said (that) they had gotten engaged
(past) (participle)
Yes-no Questions Reported Yes-No Questions
Has the date been set? I
asked him if the data had been set yet. (prest.perfect) (past
perfect)
Wh-Questions Reported
Wh-Questions
What are you planning to do? I asked her what she was planning to do
(present simple) (past simple)
Commands Reported Commands
Don’t say anything! My friend
told me not to say anything.
(Imperative)
(Imperative)
General Truths Reported General Truths
The sun rises in the east. She said (that) the sun rises in the east.
(phenomenon nature) (verb infinitive)
Immediately Reported Statements
Immediately Reported in
Reported Speech
Steve is going to be fired.
I (just) heard (that) Steve is going to be fired (simple present) (simple present)
Gerunds with enjoy/dislike/don’t mind/avoid (disagree)
A gerund always follows these verbs:
I enjoy meeting unusual people.
I dislike spending a lot of time by myself.
I don’t mind waiting for people.
I avoid talking on the phone.
Gerunds with like/love/hate/can’t stand (agree)
An infinitive or gerund can follow
these verbs:
I like going/to go to parties.
I love watching/to watch movies alone.
I hate waiting/to wait for people.
I can’t stand staying/to stay home alone.
Example: talk
on the phone (I love to talk (v. infinitive) on the phone for hours.
Rule:
I like it= eu gusto
I don’t mind it = não me import….
I can’t stand it = não suporto…
It really me = me chatea…
It makes me happy = fico (deixa-me) doente
It embarrasses me = deixa-me constrangido
|
Quotation
on love
|
No comments:
Post a Comment