Tuesday, February 22, 2011

LESSON SIXTY FIVE

DIRECT AND INDIRECT SPEECH – I

► Há duas formas de se relatar o que alguém disse: pelo discurso direto, quando repetimos o que foi dito usando as mesmas palavras da pessoa, e pelo discurso indireto, quando contamos com nossas próprias palavras o que foi dito.
Ex.: John Said, “ I work every Day.” ( discurso direto)
John said that He worked every Day. (discurso indireto)
► Observe as mudanças mais freqüentes:

LESSON SIXTY NINE

IT TAKES


►Usa-se it takes pra expressar o período de tempo que se leva para realizar uma ação.

Ex.: It takes me 20 minutes to GO from home to school.
It took him one hour to write the letter.
It will take us 30 minutes to clean our room.


Pessoas esta vale lembrar - o que é preposição - uma palavra que estabelece relação entre


Pessoas você necessita fazer exercícios dos cursos livre da internet para complemento das fases Elementary, Intermediate e Advanced with possessive adjectives and pronouns para seu próprio entendimento, por exemplo:


ELEMENTARY

Rewrite the sentences using it takes, it took or it will take.
Example: He goes to school in 10 minutes.
It takes him 10 minutes to go to school.

1 – I recovered from my cold in a week.
_______________________________________
2 – She went to work in 45 minutes.
_______________________________________
3 – You’ll reach him in 20 minutes.
_______________________________________


INTERMEDIATE

Answer these questions.

1 – How long does it take her to write a report? (30 minutes)
______________________________________________

2 – How long does it take you to clean the house? (one day)
______________________________________________

3 – How long will it take you to go to Rome? (7 hours)
______________________________________________

LESSON SIXTY SERVEN

► DIRECT AND INDIRECT SPEECH – III

Pessoas esta vale lembrar - o que é preposição - uma palavra que estabelece relação entre

Pessoas você necessita fazer exercícios dos cursos livre da internet para complemento das fases Elementary, Intermediate e Advanced with possessive adjectives and pronouns para seu próprio entendimento, por exemplo:

ADVANCED

Put these sentences into the Indirect Speech.

1 – She said to me, “Can you draw a horse?”
____________________________________
2 – Frank said to us, “Why are you digging this hole in the garden?”
____________________________________
3 – My neighbor said, “My flowers didn’t grow as much as yours.”
____________________________________

LESSON SIXTY SIX

LESSON SIXTY SIX

DIRECT AND INDIRECT SPEECH – II

► Quando se relata uma ordem, usa-se o infinitivo.

Ex.: He said, “Open the door.”H e •told me
•asked me
to open the door.

He said “Don’t open the door.”He •told me
•asked me
not to open the door.
►Quando se relata uma pergunta, colocar-se a frase na forma afirmativa e observam-se as mesmas transformações feitas com as frases afirmativas (lição 65).
Ex>; He Said, “Where is Paul?”  He asked where Paul was.
He said, “Is Paul here?”  He asked if Paul was there.
Nota: Pode-se usar whether no lugar de if.

►Would, could, should, must e might não mudam de forma.
Ex.: He said, “ could go.”  He said that he could go.

►Say é usado sem objeto indireto ou com objeto indireto precedido de “to”.
No discurso indireto, tell é usado com objeto indireto não precedido de “to”.
Ex.: John Said, “I Love Mary.” John said that he loved Mary.
John said to Mary, “I love you.”  John told Mary that he loved her.


Pessoas esta vale lembrar - o que é preposição - uma palavra que estabelece relação entre


Pessoas você necessita fazer exercícios dos cursos livre da internet para complemento das fases Elementary, Intermediate e Advanced with possessive adjectives and pronouns para seu próprio entendimento, por exemplo:




ELEMENTARY
Put these sentences into the Indirect Speech. Introduce them using told in sentences 1 to 3 and He said that in sentences 4 to 6.

1 – Johan said to Mary, “I hate you.”
_______________________________________

2 – I said to the porter, “I am Mr. Spencer.”
_______________________________________

3 – He said to Jane, “I am always here on Fridays.”
_______________________________________

4 - “I must go to the library before it closes.”
____________________________________

5 – “Nobody could paint a picture as well as you.”
____________________________________

6 – “You should leave the country at once.”
____________________________________


INTERMEDIATE

Put these sentences into the Indirect Speech using the verbs indicated.

1 – “Sit down!” (he asked)
_______________________________________________
2 – “Come here!“ (they ordered)
_______________________________________________
3 – “Don’t run away!” (she told)
_______________________________________________


ADVANCED

Put these sentences into the Indirect Speech. Introduce them using HE/SHE asked me in sentences 1 a 3 HE/SHE wanted to know in sentences 4 to 6.

1 – “What are you doing?”
____________________________________
2 - “Do you play the piano?”
____________________________________
3 - “How did you go to school?”

Tuesday, February 1, 2011

LESSON - 64



LESSON SIXTY FOUR

PREPOSITIONS - IV           
beside: so lado de; junto a
besides: além de; em adição a         
beyond: além de; mais longe que     
but: exceto                                        
despite: apesar de, não obstante                
down: para baixo; abaixo    
like:  como
throughout: através, durante
towards: em direção a
with: com
within: dentro de
without: sem 


                                                         

Pessoas esta vale lembrar  - o que é preposição - uma palavra que estabelece relação entre termos (ligando oração entre si)  e porque não dizer é o tempero gramatical.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         


Pessoas você necessita fazer exercícios dos cursos livre da internet para complemento das fases Elementary, Intermediate e Advanced with possessive adjectives and pronouns para seu próprio entendimento, por exemplo:


INTERMEDIATE

I – Supply beside, besides, beyond or but.
     1 – He is sitting………………Alice.
     2 – Two girls won prizes…………us.
     3 -  Te bad man is…………salvation.

II – Supply despite, down, like or towards.
       1 – Your house is just…………… mine.
       2 – We climbed……………the hill and rested in the valley.
       3 -  I want a car……………yours.

III – Supply throughout, with , within or without.
        1 – you cannot write…………..this pen.
        2 – I’m going to ravel…………my mother.
        3 -  you can’t leave……………money.           

ADVANCED

Supply the appropriate prepositions.

1 – The director will arrive…………… an hour.
2 -  This road leads……………….the sea.
3 -  He is sitting………………Helen.


LESSON SIXTY THREE

LESSON SIXTY THREE

PASSIVE VOICE - II        
           
►O objeto da voz ativa torna-se sujeito na voz passiva.
►O sujeito torna-se agente da passiva.
► O  agente da passiva vem sempre precedido por  by ou, então, pode ser omitido.
      Ex.:  Jane is reading the book;
               The book is being read (by Jane).

► Quando o verbo na voz ativa tiver dois objetos, qualquer um deles pode ser  o sujeito da passava .
      Ex.: John told  me a story. -  A story was told to me (by John).
                                                  -  I was told a story (by John).       


Pessoas você necessita fazer exercícios dos cursos livre da internet para complemento das fases Elementary, Intermediate e Advanced with possessive adjectives and pronouns para seu próprio entendimento, por exemplo:

LESSON SIXTY TWO




PASSIVE VOICE - I          
           
► Como se forma:  verbo to be  (no tempo adequado) + particípio passado do verbo principal.
            Ex.: Jane writes a letter.    -  ->    A letter is written by Jane.
                  Jane wrote a letter.     -  ->    A letter was written by Jane.
►Tempo verbal:

Presente continuo
Passado continuo    Going  to                
Futuro simples 
Futuro continuo  
Presente simples   
Passado  simples   
Presente perfeito   
Presente perfeito    
Condicional simples  
Condicional perfeito
Can 

is reading           
was reading
 is going to read  
 will read              will be reading    reads    
read
has read
had read              would read
would have    
can read           
is being read
was being read
is going to be  read
will be real
will be being read 
is read
was read
has been read
had been read
would be read
would have been read can be read

           


Pessoas você necessita fazer exercícios dos cursos livre da internet para complemento das fases Elementary, Intermediate e Advanced with possessive adjectives and pronouns para seu próprio entendimento, por exemplo:


ELEMENTARY

I –Supply the correct form of the verbs in the Passive Voice.

1 – He writes  many letters every day.
      Many letters……………….by the boys.
   
2 – The boys have finished the report.
      The report………………..by the  boys.

3 – She will read the message.
      The message ………….. by her.


Table to irregular verbs


TABLA DE VERBOS IRREGULARES
Infinitive
Past tense   
Past participle
Meaning            
Verbo en infinitivo
Pasado
Participio
Significado              
to be
was / were
been
ser, estar
to beat
beat
beaten
golpear, batir
to become
became
become
convertirse, llegar a ser
to begin
began
begun
empezar
to bet
bet
bet
apostar
to bite
bit
bitten
morder
to bleed
bled
bled
sangrar, desangrarse
to blow
blew
blown
soplar
to break
broke
broken
romper
to breed
bred
bred
criar, reproducirse
to bring
brought
brought
traer
to burn
burnt / burned
burn / burned
quemar
to burst
burst
burst
reventar, explotar
to buy
bought
bought
comprar
to catch
caught
caught
coger
to choose
chose
chosen
elegir
to come
came
come
venir
to cost
cost
cost
costar
to cut
cut
cut
cortar
to dig
dug
dug
cavar
to do
did
done
hacer
to draw
drew
drawn
dibujar
to dream
dreamt
dreamt
soñar
to drink
drank
drunk
beber
to drive
drove
driven
conducir
to eat
ate
eaten
comer
to fall
fell
fallen
caer
to feed
fed
fed
alimentar
to feel
felt
felt
sentir
to fight
fought
fought
luchar
to find
found
found
encontrar
to fly
flew
flown
volar
to forbid
forbade
forbidden
prohibir
to forget
forgot
forgotten
olvidar
to forgive
forgave
forgiven
perdonar
to freeze
froze
frozen
congelar
to get
got
got (also US gotten)
obtener
to give
gave
given
dar
to go
went
gone
ir
to grow
grew
grown
crecer
to hang
hung
hung
colgar
to have
had
had
tener, haber
to hear
heard
heard
oir
to hide
hid
hidden
esconder
to hit
hit
hit
pegar, golpear
to hold
held
held
sujetar, mantener
to hurt
hurt
hurt
herir
to keep
kept
kept
conservar, guardar
to kneel
knelt / kneeled
knelt / kneeled
arrodillarse
to know
knew
known
saber
to lay
laid
laid
poner, situar, colocar
to lead
led
led
dirigir, liderar
to learn
learnt / learned
learnt / learned
aprender
to leave
left
left
salir, dejar
to let
let
let
dejar
to lie
lay
lain
tumbarse, yacer
to light
lit
lit
encender
to lose
lost
lost
perder
to make
made
made
hacer
to mean
meant
meant
significar
to meet
met
met
encontrarse
to pay
paid
paid
pagar
to plead
pled / pleaded
pled / pleaded
suplicar, abogar
to put
put
put
poner
to read
read
read
leer
to ride
rode
ridden
montar
to ring
rang
rung
sonar
to rise
rose
risen
levantarse, ascender
to run
ran
run
correr
to say
said
said
decir
to see
saw
seen
ver
to sell
sold
sold
vender
to send
sent
sent
enviar
to set
set
set
establecer, poner
to shake
shook
shaken
temblar, sacudir
to shine
shone
shone
brillar, dar brillo
to shoot
shot
shot
disparar, tirar
to show
showed
shown
enseñar
to shut
shut
shut
cerrar
to sing
sang
sung
cantar
to sit
sat
sat
sentarse
to sleep
slept
slept
dormir
to smell
smelt / smelled
smelt / smelled
oler, olfatear
to sow
sowed
sown
sembrar, plantar
to speak
spoke
spoken
hablar
to spell
spelt / spelled
spelt / spelled
deletrear
to spend
spent
spent
gastar
to stand
stood
stood
estar de pie
to steal
stole
stolen
robar
to stick
stuck
stuck
encolar, pegar
to swear
swore
sworn
jurar
to sweep
swept
swept
barrer
to swim
swam
swum
nadar
to swing
swung
swung
columpiar
to take
took
taken
coger
to teach
taught
taught
enseñar
to tear
tore
torn
desgarrar, derramar lágrimas
to tell
told
told
decir
to think
thought
thought
pensar
to throw
threw
thrown
lanzar, echar
to understand
understood
understood
entender, comprender
to undo
undid
undone
deshacer
to wake
woke
woken
despertar
to wear
wore
worn
llevar puesto, calzar
to win
won
won
ganar
to wind
wound
wound
bobinar, airear, ventilar
to wring
wrung
wrung
estrujar, retrocer
to write
wrote
written
escribir



Para conhecer mais - videos

Veja os vídeos seguintes para conhecer mais sobre os tempos verbais estudados.

Present to be:

http://inglesvip.tripod.com/gramatica/tobe_presente.htm

Present Continuous:

http://www.youtube.com/watch?v=5RYdMEDfRdU

http://www.youtube.com/watch?v=4rQqdSagoOU

http://www.youtube.com/watch?v=HcWFBjANh_M

Simple Present:

http://www.youtube.com/watch?v=tiXAWq852Ts

Sons english X português

Sons:

English - Português EI - A

EE. - E

AI - I

OU. - O

IU. - U

0,1 - 2,3... consoante fica em português o som e de zero(0) a uma(1) fica o som português. Word

E m a i l E. M. A. I. L

Quantas vogais - 3 = e, a, i

Quantas consoantes - 2 = M, L

Logo

Ler em português

O que faz o som se torna ei ou...

E a quantidade de consoantes entre eles (vogais)

E. M. A. I. L - tem:

ee M ei ai L. o 'ai'. Se torna nulo i (ai) de traz para frente perde o som e volta para 'i' ou afetado pelo som seguinte i. de ei. = ei:

Sons = se lê. ( imei:l )

(1). , (0) n° de consoante entre vogais entre as vogais I e A e E Observe que entre 'I' e 'A' tem zero (0) consoante e entre 'I' para o 'A' o som 'ai' se torna nulo permanecendo o som do 'ei' = 'ei:' Entre A e E tem uma (1) consoante ficando o som de com extensão = 'ee' - 'i:'

Por por regra : observe que o som das vogais sera afetado dependendo do numero de consoantes entre as vogais pulando de traz para a frente podendo ser anulado o primeiro som.

Twitter = 2 vogais entre 2 consoantes

T. W. I. T. T. E. R

2. Então o 'i' ser afetado porque o que antecede o som são 2 consoantes (se 2 consoantes ou mais fica o som em português ) = i2 ver tabela sempre. Por regra : Se ficar na segunda com 2 ou mais consoante permanece o som da letra em português. De zero(0) a uma (1) consoante fica o som em english.

Assista o video com explicação na web abaixo: http://www.sbt.com.br/ratinho/

LEMBRETE

PESSOAS AQUI VALE UMA LEMBRANÇA - ABAIXO DAS MUSICAS ESTÃO TODOS OS ARQUIVOS DAS LIÇÕES PUBLICADAS E NAS GUIAS ACIMA DESTES OS TEXTOS ETC. VALE APENA CONFERIR. Para copiar basta selecionar, copiar e colar no seu word.

PESSOAS esta não é uma dica

observação de quem anda por ai:

Pessoas quero deixar aqui para você, que esta nos acompanhando -, uma nova lição que é ler "leia" sempre não importando o nível do livro em english ou grau de instrução, o que você tem que encontrar a sua frente e identificar são: primeiro - ler importa principalmente em interpletar o texto e o contexto e, entender é identificar o conteúdo é também, compreender o movimento e a ação do texto e das palavras; embora, em forma de ação e movimento temos que reconhecer cada elemento e adotar um dicionário principalmente enquanto lemos, que é um amigo daquele que não tem tempo ou considera que não tem memória de elefante. Pessoas, ainda lembrando que,
o conteúdo é importante dentro do contexto por que voce necessita identificar a palavra chave e observar na lei do movimento bem como da ação, para quem faz algo ou deseja fazê-lo identificando o objeto realizado ou a realizar dentro do texto para o contexto ou vise versa (não se esqueça que os adjetivos, substantivos e verbos formam este estudo para analisar e entender a direção desejada no texto e contexto) .
+++ por exemplo - um livro de english infantil tem conteúdo, mas, principalmente contexto (passos que talvez não imaginamos fazer parte da gramática, mas que identificada a informação é) -, esta matéria vale para aqueles que pensam que o primeiro grau não valeu - pense melhor porque no segundo grau ainda é matéria de português - valeu!
++++ pessoas leiam livros de english TAMBÉM infantil por que alí voce encontrará dicas de pequenos movimentos e de ações que não recordamos dos passos e vamos correndo o mundo buscando mais, e não fiquem somente with child's books adote outro nível.

OBS.: PESSOAL PARA AQUELES QUE NÃO SABEM AINDA SOU ESTUDANTE DE ENGLISH (Nível Avançado) - nem por isto terei que saber tudo -, obrigada

LESSON SIXTY EIGHT


CAUSATIVE USE OF HAVE

►Para indicar uma ação realizada para alguém a nosso pedido ou em nosso favor, usamos uma forma apropriada do verbo to HAVE ou to GET e o particípio passado do verbo principal.

Ex.: I often have my car washed.

I often get my car washed.

He had this house painted.

He got his house painted.

We will have our hair cult tomorrow.

We will get our hair cut tomorrow.

Pessoas esta vale lembrar - o que é preposição - uma palavra que estabelece relação entre palavras na mesma oração

Pessoas você necessita fazer exercícios dos cursos livre da internet para complemento das fases Elementary, Intermediate e Advanced with possessive adjectives and pronouns para seu próprio entendimento, por exemplo:

ELEMENTARY

Check A if the subject performed the action and B when someone else did it.

1 – She cleans her room every day. ( )

2 – I took a picture yesterday. ( )

3 – Judy was making her dress. ( )

INTERMEDIATE

Transform the sentences using causative have.

1 – They are washing their car now.

______________________________________________

2 – I have brushed my hair.

______________________________________________

3 – I’ll publish my poems some day.

______________________________________________

ADVANCED

Write sentences.

Example: Cindy/ mail / the letters / tomorrow.

Cindy will have the letters mailed tomorrow.

1 – I? just press? My clothes

_____________________________________________

2 – Bob? pull? two teeth? Next week

_____________________________________________

3 – Doris ? do? The dishes ? every day

____________________________________________

LESSON SIXTY NINE


IT TAKES

►Usa-se it takes pra expressar o período de tempo que se leva para realizar uma ação.

Ex.: It takes me 20 minutes to GO from home to school. It will take us 30 minutes to clean our room.

Pessoas esta vale lembrar - o que é preposição - uma palavra que estabelece relação entre

Pessoas você necessita fazer exercícios dos cursos livre da internet para complemento das fases Elementary, Intermediate e Advanced with possessive adjectives and pronouns para seu próprio entendimento, por exemplo:

ELEMENTARY

Rewrite the sentences using it takes, it took or it will take.

Example: He goes to school in 10 minutes.

It takes him 10 minutes to go to school.

1 – I recovered from my cold in a week.

_______________________________________

2 – She went to work in 45 minutes.

_______________________________________

3 – You’ll reach him in 20 minutes.

_______________________________________

INTERMEDIATE

Answer these questions.

1 – How long does it take her to write a report? (30 minutes)

______________________________________________

2 – How long does it take you to clean the house? (one day)

______________________________________________

3 – How long will it take you to go to Rome? (7 hours)

______________________________________________

LESSON SEVENTY


GERUND

►O gerúndio é uma forma verbal caracterizada pela terminação –ing e funciona como substantivo.
	Ex.:  Swimming is good to our body

►O gerúndio também é usado:
a)	Após preposições.
Ex.: She is tired of working.
b)	Após os verbos come e go (quando indicarem atividade física).
Ex.: Let’s GO shopping.
c)	Após os verbos: admit, avoid, appreciate, consider, continue, delay, detest, deny, enjoy, escape, finish, imagine, keep, mind, miss, practice, resist, suggest, stop, try e understand.
Ex.: He admitted  being wrong.

►	Assim como o gerúndio, o particípio presente também é caracterizado pela
terminação –ing. O particípio presente é usado para  formar tempos contínuos.
	Ex.: He is playing the guitar now.


Pessoas esta vale lembrar - o que é preposição - uma palavra que estabelece relação entre


Pessoas você necessita fazer exercícios dos cursos livre da internet para complemento das fases Elementary, Intermediate e Advanced with possessive adjectives and pronouns para seu próprio entendimento, por exemplo:


ELEMENTARY

I – Supply the gerund form of the verbs in parentheses.
      
1 – The man admitted……………………(steal) the jewelry.
2 – She is very fond of ………………….(swim).
3 – They would appreciate………………(hear) from you.

LESSON SEVENTY ONE


INFINITIVE

► O infinitivo é a forma original do verbo  e pode aparecer com ou sem a partícula to.
	
►Usa-se o infinitivo sem to:
a)	Após os verbos anômalos, os verbos auxiliares do e Will e os verbos make e let.
Ex.: I can swim.
       Do you like coffee?
       Let me go.		  	
b)	Após as conjunções but e except.
Ex.: I will do nothing but cry.

►Usa-se o infinitivo com to:
a)	Após os verbos tell, invite, teach, remind, wish, desire, want.
	Ex.: I want to go home.
                  He told me to stop.
b)	Após as palavras too, enough, the first, the second, the last, the only.
Ex.: We are too young to die.
         I  was the first one to arrive. 
c)	Após adjetivos.
Ex.: This exercise is fifficult to do.


►►Atenção! O verbo help aceita infinitivo com ou sem to.
   Ex.: They helped us do our homework.
           They helped us to do our homework.

Pessoas esta vale lembrar - o que é preposição - uma palavra que estabelece relação entre


Pessoas você necessita fazer exercícios dos cursos livre da internet para complemento das fases Elementary, Intermediate e Advanced with possessive adjectives and pronouns para seu próprio entendimento, por exemplo:


INTERMEDIATE

I – Supply the infinitive with or without to.
      
1 – Let’s……………………(dance), shall we?
2 – It’s hard ………………….(study) all day.
3 – I’ll do anything for you but………………(wash) your car.
Salvar
II – Supply the infinitive with or without to.

1 – It is wrong…………………(treat) animals cruelly.
2 – Please, let me ……………..(study) here.
3 – I made him………….(answer) the letter.

LESSON SEVENTY TWO



INFINITEVE AND GERUND


► Os verbos feel, hear, notice, observe, see, watch podem ser seguidos de gerúndio ou de infinitivo sem to.
           Ex.: They watched tehe birds flying.
                  They watched the bids fly.
	
►Verbos que podem seguindos de gerúndio ou de infinivo com to:

advise	forget	permit
allow	hate	prefer
attempt	intend	remember
begin	like	start
continue	love	stop
dislike	neglect	try
Ex.: I hate getting up early.
I hate to get up early.



►Os verbos advise, permit e allow, acompanhados de objeto direto, são seguidos do infinitivo com to. Não havendo objeto direto, esses verbos são seguidos apenas  de gerúndio.
Ex.: He allowed us to smoke.
        He allowed us smoking.
►Observe o verbo stop:
     They stopped to talk. (Eles pararam para converser.)
      They stopped talking. (Eles pararam de conversar.) 



Pessoas esta vale lembrar - o que é preposição - uma palavra que estabelece relação entre 

Pessoas você necessita fazer exercícios dos cursos livre da internet para complemento das fases Elementary, Intermediate e Advanced with possessive adjectives and pronouns para seu próprio entendimento, por exemplo:

INTERMEDIATE

Supply the Gerund or the Infinitive of the verbs in parentheses.

1 – I  heard you………………….(sing.)

2 – We observed the bird…………………(make) is nest.
3 -  They started……………….(look) for the criminal.

ADVANCED

Supply the Gerund or the Infinitive of the verbs in parentheses.

1 – They had a bath before……………………….(go) to school.
2 – It’s hard…………………..(study) all day.
3 – We heard the baby……………….(cry).

LESSON SEVENTY THREE



WOULD RATHER / HAD BETTER

► Would rather (‘d rather) expressa preferência.
   Ex.: I’m tired. I would rather take a taxi than walk home.
	
►Had better (‘d better) expressa  conselho.
   Ex.: You look  sick. You had better see a doctor.



Pessoas esta vale lembrar - o que é preposição - uma palavra que estabelece relação entre


Pessoas você necessita fazer exercícios dos cursos livre da internet para complemento das fases Elementary, Intermediate e Advanced with possessive adjectives and pronouns para seu próprio entendimento, por exemplo:


ELEMENTARY

Supply would rather or had better.

1 – I ………………….eat in a restaurant than at home.
2 – He…………………rest a while. He’s been working for five hours.
3 -  You……………….go to the dentist immediately.

INTERMEDIATE

I – Transform these sentences in order to introduce would rather or had better.
    
1 – It will be better if you take an umbrella.
____________________________________
2 – She prefers to go by car. She doesn’t like to walk.
____________________________________
3 – It will be better if I go home now. It’s very late.
____________________________________

II – Supply the correct tag ending.

1 – You’d rather spend the winter in the mountains,……………..?
2 – The doctor’d rather examine him in this office,………………?
3 – She’d better see him after lunch,……………………..?